METODOLOGIA
Metodologia: Com base em materiais pedagógicos de grandes músicos/pedagogos como José Júlio Stateri, Esther Scliar e Silvia Goes, Rafael utiliza a pedagogia da conscientização musical, memória e raciocínio, personalizando e dividindo o conteúdo aplicado em 3 partes sendo Estrutura musical, Mecânica e Ritmo. Dessa forma, busca estimular sempre a parte sensorial, percepção e inteligência musical utilizando técnicas baseadas no conhecimento de como aprendemos e como armazenamos as informações no cérebro. Contudo, a fim de otimizar o aprendizado, sendo iniciante ou avançado, alunos que buscam aprender como lazer ou profissionalmente.
Pela fala popular: Não entrega o Peixe, mas ensina a pescar.
Resenha/storytelling do professor
Na minha vida musical, me deparei com excelentes músicos, ótimas pessoas, grandes entusiastas da música e professores de alto nível, além de aulas com professore de outros instrumentos fora do contexto guitarra e violão. Entre alguns colegas e professores, sempre conversávamos sobre metodologia e nunca entendi o por que ser tão rápido a proposta de ensino na guitarra, comparado a de um violino ou um trombone por exemplo. O que me fez questionar se era a maneira correta de ensino.
Fazendo uso dessa experiência junto com o aprendizado de outras didáticas de ensino, cheguei a minha própria metodologia de forma similar ao ensino de instrumentos como piano, sopros e cordas.
Cursos que ministra presencial e Skype: Guitarra, violão popular e erudito, Teoria, Harmonia, leitura musical, Composição, percepção, Arranjo de sopros e cordas, software e edição de partituras, produção musical para bandas e artistas, orientação de carreira e preparatório para faculdade.
Cursos on-line: Guitarra Linear.